quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Segundo Dia

De manhã...

Começamos o segundo dia de workshop dirigindo-nos para o campo de jogos onde á nossa espera estava o representante da VSSOLAR,  o srº Paulo Carvalho para nos mostrar o carro movido a energia solar que eles criaram.
Na minha opinião é um veículo muito fascinante porque é movido a energia, mas ao contrário dos veículos movidos a energia, que têm algumas dificuldades devido á autonomia das baterias, este "resolveu" esse problema incorporando no seu carro um painel solar que permite criar energia constantemente.



O carro tem na mesma baterias por causa dos túneis e sombras.
Os painéis solares aumentam a longevidade das baterias.
A empresa VSSOLARES tem mais carros movidos a energia solar, carros com um performance excelente para andar dentro das localidades porque não se consegue ultrapassar os 50 km\h .
Estes veículos conseguem fazer 100km por dia sem gastar 1 cêntimo em combustível. Uma pessoa normal não chega a fazer isso no seu dia-a-dia.

A VSSOLARES consegue também aproveitar a energia que o carro produz nas descidas e nas travagens mas fazem no de uma maneira muito inteligente.
Por exemplo para carregar uma bateria demora o seu tempo, mas uma travagem demora apenas alguns segundas mas nesses segundos produz muita energia cinética  que era desaproveitada. A VSSOLARES incorporou nos seus carros super-condensadores que permitem armazenar nas baterias essa energia cinética.
O carro que  a VSSOLARES trouxe a escola ronda os 2000€.


Só falta mesmo dizer que são carros muito divertidos de conduzir!





Depois de toda a gente experimentar os fantásticos carros solares dirigimo-nos ao auditório onde a Drª Regina Maria Madail Vilão, Directora do Departamento de Políticas e Estratégias de Ambiente da Agência Portuguesa do Ambiente, nos falou sobre sustentabilidade e do projecto que realizaram onde Elaboraram Planos de mobilidade sustentável para 40 municípios. Este projecto foi apoiado pelos 3 Ministérios.





                                                         




O Projecto Mobilidade Sustentável tem por objectivo a elaboração/consolidação de Planos de Mobilidade Sustentável para 40 Municípios seleccionados no âmbito do Projecto, visando a melhoria contínua das condições de deslocação, a diminuição dos impactes no ambiente, e o aumento da qualidade de vida dos cidadãos, indo ao encontro das grandes orientações estratégicas comunitárias e nacionais neste âmbito, numa lógica de sustentabilidade. Este Projecto é parcialmente financiado pela União Europeia através do FEDER-AT-QCAIII.
Os cartazes que afixamos no salão da escola são o resultado deste trabalho, dêem uma vista de olhos porque é um assunto muito interessante.



Depois desta conferência dirigimo-nos novamente ao campo de jogos onde desta vez estava o Sr.ºDelfino Maia dono da empresa MVP( Mobilidade, Veículos Não Poluentes) que trouxe para a nossa escola 3 skates e uma bicicleta muito interessantes.

Estes skates não são os skates que todos nós estamos habituados a ver, estes skates eléctricos VOLTSkate com comando à distancia "wireless", estão disponíveis nas potencias de 250W, 600W e 800W.Os skates eléctricos VOLTSkate são fabricados com elevado padrão de qualidade, sendo utilizados os melhores materiais, no sentido de oferecer as melhores prestações e maior longevidade.

Os VOLTSkate proporcionam uma nova e agradável forma de desfrutar do “skateboarding”. Trata-se de uma combinação de “Skating”, “Snowboarding” e “Surfing”, para "surfar" nos parques ou nas ruas da cidade como se o fizesses sobre a neve ou a água. 

A bicicleta também trazida pela MVP é o produto na minha opinião mais eficaz parece uma bicicleta normal mas na verdade tem um motor eléctrico que nos ajuda ao longo da nossa viagem, permitindo-nos fazer viagens maiores e em terrenos mais custosos sem sermos profissionais em ciclismo, com esta bicicleta com pouco esforço muita gente poderia deslocar-se para o emprego/escola sem gastar dinheiro em transportes ou gasolina, poupando também o nosso planeta.








Sem comentários:

Enviar um comentário